quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CPA

Faculdade Academia de Ensino Superior: métodos para a excelência

“A auto-avaliação na AES busca um caráter formativo e visa o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) e da instituição como um todo, como já é previsto em seu Plano de Desenvolvimento Institucional”. Fábio de Paula, professor do curso de Análise e Produção de Sistemas.

No dia 28 de janeiro, a Faculdade Academia de Ensino Superior cumpriu mais uma etapa de seu processo de auto-avaliação institucional: a divulgação do relatório final das atividades da CPA (Comissão Própria de Avaliação) 2008 e o balanço crítico do mesmo. A CPA, prevista pela lei federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, tem as funções de coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição de ensino superior. Elas devem ser compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, atuando com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.

Dentre as considerações do balanço crítico apresentado, reforçou-se o papel fundamental dos professores no processo de avaliação e foi solicitada a colaboração na divulgação das atividades junto aos alunos.

A CPA 2009 da Faculdade AES é formada pelos professores Fábio de Paula Santos e Marcos Ângelo Soares de Andrade e o aluno Oscar Lazzarini. A comissão dá continuidade aos trabalhos realizados pelo ex-coordenador, professor Vidal Dias da Mota Júnior.

Metas para 2009

A auto-avaliação tem sido um eficiente método de aperfeiçoar todo o processo de avaliação existente na faculdade. Nesse sentido, a auto-avaliação da Faculdade AES tem como objetivos: produzir conhecimentos; identificar causas dos problemas e suas deficiências; aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e dos demais membros da equipe pedagógica, administrativa e outras atividades de apoio para buscar a, todo momento, a qualidade e a excelência em todas as instâncias. “Outro projeto que corre em paralelo e também visa à qualidade, e que será aproveitado pela CPA, é a Metanóia, projeto que contribuiu com a AES, pois estruturou seu alinhamento estratégico e estabeleceu o foco e o diferencial dos serviços educacionais que deverão ser prestados à sociedade”, destaca o professor Fábio de Paula.

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